Voltar

Voltar
CLIQUE NAS IMAGENS DAS LATERAIS PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

A lebre e o tigre

             O jovem desta história estava muito decepcionado e cheio de amargura pela maneira desumana como todas as pessoas se comportavam, parecendo que nada importava a ninguém.
            Um dia, passeando, viu que uma pequena lebre levava comida a um enorme tigre ferido que não podia cuidar de si mesmo. Ficou tão impressionado com o fato que voltou no dia seguinte para ver se o comportamento da lebre era casual ou habitual. Com grande surpresa, pôde comprovar que a cena se repetia: a lebre deixava um bom pedaço de carne perto do tigre.
            Passaram-se os dias e a lebre continuou agindo da mesma maneira, até que o tigre recuperou suas forças e pôde procurar sua própria comida.
            Admirado com a colaboração e solidariedade entre os animais, disse a si mesmo: "Nem tudo está perdido. Se os animais, que são inferiores a nós, são capazes de ajudar-se desse modo, muito mais poderemos fazer nós, homens". E decidiu fazer uma experiência: deitou-se no chão, fingindo que estava ferido, e ficou esperando que alguém passasse e o ajudasse.
            As horas passaram, chegou a noite e ninguém se aproximou para ajudá-lo. Já ia se levantar, muito mais decepcionado que antes, com a convicção de que a humanidade não tinha mais remédio. Sentiu dentro de si todo o desespero do faminto, a solidão do doente, a tristeza do abandono. Seu coração estava desolado, quase não queria mais levantar-se. Então, naquele instante, ouviu com clareza, uma voz maravilhosa bem dentro dele, dizendo: "Se você quer encontrar seus semelhantes, se quer sentir que a vida vale a pena, se quer continuar acreditando na humanidade, para ver seus semelhantes como irmãos, deixe de se fazer de tigre e, simplesmente, seja a lebre!"
Piera de Napolitano


Imitar e desenvolver em meu ser
a atitude que faz bem ao coração... ao meu e ao seu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...