Voltar

Voltar
CLIQUE NAS IMAGENS DAS LATERAIS PARA NAVEGAR PELO NOSSO ACERVO DIGITAL

O segredo da felicidade


             Certo mercador enviou seu filho para aprender o segredo da felicidade com o mais sábio de todos os homens. O jovem andou durante quarenta dias pelo deserto até chegar a um bonito castelo, no alto da montanha. Ali vivia o sábio que procurava. No entanto, em vez de encontrar um homem sábio, nosso herói entrou em uma sala e viu uma atividade intensa: mercadores que entravam e saíam, pessoas conversando pelos cantos, uma pequena orquestra que tocava suaves melodias e uma mesa repleta dos mais deliciosos manjares daquela região do mundo.
            O sábio conversava com todos e o jovem teve que esperar duas horas, até que chegasse sua vez de ser atendido.
            O sábio ouviu atentamente o motivo de sua visita, mas lhe disse que, naquele momento, não tinha tempo de explicar-lhe o segredo da felicidade. Pediu-lhe que desse um passeio pelo palácio e regressasse duas horas depois.
            ― Mas quero pedir-te um favor ― completou o sábio, entregando-lhe uma colherinha de chá, na qual colocou duas gotas de azeite. ― Enquanto estiveres caminhando, leva esta colherinha, cuidando para não derramar o azeite.
            O jovem começou a subir e a descer as escadarias do palácio, mantendo sempre os olhos fixos na colher. Passadas duas horas, retornou à presença do sábio.
            Que tal perguntou o sábio. ― Viste os tapetes da Pérsia, que estão em minha sala de jantar? Viste o jardim que o mestre dos jardineiros levou dez anos para cultivar? Reparaste nos belos pergaminhos da biblioteca?
            O jovem, envergonhado, confessou que não tinha visto nada. Sua única preocupação havia sido a de não derramar as gotas de azeite que o sábio lhe tinha confiado.
            ― Pois, então, volta e conhece as maravilhas de meu mundo ― disse o sábio. ― Não podes confiar em um homem, se não conheces sua casa.
            Já mais tranquilo, o jovem pegou novamente a colher e voltou a passear pelo palácio, desta vez olhando com atenção todas as obras de arte que adornavam o teto e as paredes. Viu os jardins, as montanhas ao seu redor, a delicadeza das flores, o esmero com que cada obra de arte estava colocada em seu lugar. De volta à presença do sábio, contou-lhe tudo o que tinha visto.
            Mas onde estão as duas gotas de azeite que te confiei? ― perguntou o sábio.
            O jovem olhou a colher e se deu conta de que as tinha derramado.
            Pois é um único conselho que tenho para te dar. ― disse-lhe o sábio dos sábios. ― O segredo da felicidade está em olhar todas as maravilhas do mundo, sem nunca se esquecer das duas gotas de azeite na colher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...